10 alimentos para evitar doenças cardiovasculares

Uma alimentação equilibrada é fundamental para uma boa saúde. Confira a nossa lista de alimentos que protegem o coração.

10 alimentos para evitar doenças cardiovasculares

Você sabia que sua alimentação pode influenciar diretamente na saúde do seu coração? É isso mesmo, os alimentos que você escolhe para incluir na sua dieta diária podem ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial, a aterosclerose e o infarto.

Mas não se preocupe, pois incluir alimentos saudáveis na sua rotina pode ser muito saboroso e prazeroso. Alguns alimentos, inclusive, são conhecidos por serem verdadeiros aliados do coração. Veja abaixo a lista de 10 poderosos alimentos que ajudam a proteger o coração.

1. Frutas vermelhas: amor em forma de alimentos

Vasilha em formato de coração com frutas vermelhas dentro.
As frutas vermelhas são saborosas e ricas em antioxidantes. (Imagem: cheche22/iStock)

As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, que ajudam a prevenir a formação de placas de gordura nas artérias. Além disso, elas são fontes de vitamina C e de fibras, que contribuem para a saúde do coração.

Como consumir frutas vermelhas: inclua morangos, amoras, framboesas e mirtilos no seu cardápio. Essas frutas podem ser consumidas frescas, em sucos, em saladas ou como acompanhamento de iogurtes ou sobremesas.

2. Peixes: o poder dos ácidos graxos ômega-3

Os peixes são excelentes fontes de ácidos graxos ômega-3, que são essenciais para o bom funcionamento do coração. Essas substâncias ajudam a reduzir a inflamação nas artérias, além de auxiliar na redução do colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL).

Como consumir peixes ricos em ômega-3: salmão, sardinha, atum e cavala são alguns exemplos de peixes ricos em ômega-3. Inclua em seu cardápio, por pelo menos duas vezes na semana, um desses peixes e você já irá colher benefícios.

3. Alimentos integrais: o poder das fibras

Os alimentos integrais, como pães, arroz e massas integrais, são fontes de fibras, vitaminas e minerais, que são importantes para a saúde do coração. Além disso, esses alimentos ajudam a manter a saciedade por mais tempo, o que pode ser uma aliado para quem quer controlar o peso.

Como consumir alimentos integrais: uma boa forma de ingerir mais alimentos integrais é substituindo os alimentos refinados pelos integrais na sua dieta diária. Com o tempo, você vai sentir a diferença na sua saúde e no seu bem-estar.

4. Nozes: pequenas e poderosas

Nozes abertas mostrando um formato de coração.
Nozes são ótimas opções para quem procura sabor e mais saúde. (Imagem: CalypsoArt/iStock)

As nozes são ricas em gorduras boas, como o ômega-3 e o ômega-9, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim e a aumentar os níveis de colesterol bom no sangue. Além disso, elas são fontes de fibras, vitaminas e minerais.

Como consumir nozes: que tal adicionar algumas nozes no seu lanche da tarde ou como acompanhamento de uma salada? Elas são pequenas, mas podem fazer uma grande diferença na saúde do seu coração e no sabor das suas refeições.

5. Azeite extra virgem: mais sabor e saúde para as suas saladas

O azeite de oliva extra virgem também é um alimento que pode ajudar a proteger o coração. Ele é rico em ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o colesterol bom (HDL). Além disso, o azeite de oliva extra virgem é fonte de antioxidantes e de vitaminas E e K, que ajudam a prevenir a formação de placas de gordura nas artérias.

Como consumir azeite: inclua o azeite de oliva extra virgem no preparo das suas saladas, carnes e legumes. Se usado com moderação ele será um ingrediente delicioso e saudável que poderá fazer toda a diferença na sua dieta.

Abacate cortado ao meio com um corte de coração.
Rico em gorduras boas, o abacate é um excelente opção para incluir na sua dieta. (Imagem: Feverpitched/iStock)

O abacate é um alimento que tem ganhado cada vez mais espaço nas dietas saudáveis. Ele é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o colesterol bom (HDL). Além disso, o abacate é fonte de fibras, vitaminas e minerais, que contribuem para a saúde do coração e do organismo como um todo.

Como consumir abacate: inclua o abacate no seu café da manhã, em vitaminas, saladas ou até mesmo em guacamoles. Essa fruta certamente é uma opção deliciosa e saudável que pode ajudar a cuidar do seu coração.

7. Verduras e legumes: pouco calóricas e muito nutritivas

As verduras e legumes são alimentos que não podem ficar de fora da sua dieta. Eles são fontes de vitaminas, minerais e fibras, que ajudam a manter o coração saudável. Além disso, as verduras e legumes são opções pouco calóricas e muito nutritivas, o que pode ser de grande ajuda para quem quer perder peso e cuidar da saúde.

Como incluir verduras e legumes na sua dieta: aumente o consumo de verduras e legumes no seu dia a dia. Procure sempre montar pratos coloridos e bem equilibrados. Você pode variar nas preparações, incluindo esses alimentos em saladas, suflês, refogados e outras opções deliciosas.


É inegável a importância de se ter uma alimentação saudável para manter o coração forte e saudável. Mas, muitas vezes, a correria do dia a dia e a falta de informação podem nos levar a fazer escolhas alimentares que prejudicam a saúde cardiovascular. Se esse é o seu caso, conte com o Vida Balanceada para ajudá-lo a manter um estilo de vida saudável e equilibrado.

Com o Vida Balanceada você tem a possibilidade de realizar consultas online com nutricionistas e personal trainers, para que o cuidado com a sua saúde seja completo. Ao assinar o plano, você garante acompanhamento profissional com planos alimentares individualizados, treinos sob medida e suporte à distância para te ajudar na busca por hábitos saudáveis e qualidade de vida.

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