15 benefícios da banana e como incluí-la na sua dieta

A banana é um fruta rica em nutrientes e extremamente barata.

15 benefícios da banana e como incluí-la na sua dieta
A banana é uma fruta rica em nutrientes e de fácil acesso. (Imagem: Hazal Ak/iStock)

Você já se perguntou por que tantos nutricionistas amam incluir banana na dieta? Isso não é à toa, considerada um dos alimentos mais saudáveis que existem, a banana é rica em potássio, fibras e outros nutrientes. Para ajudá-lo a entender a importância desse alimento versátil, delicioso e, o mais importante, repleto de nutrientes, nós listamos os principais benefícios da banana e como você pode incluí-la no seu dia a dia.

Quais são os nutrientes da banana?

Apesar de ser uma fruta de baixo custo, a banana é uma potência nutricional, fornecendo muitos nutrientes essenciais que nosso corpo precisa. Veja a seguir todos os nutrientes presentes nessa fruta:

Tabela nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional para cada 100 g de banana madura:

Componentes Quantidade
Energia104 calorias
Proteínas1,6 g
Gorduras0,4 g
Carboidratos21,8 g
Fibras3,1 g
Vitamina A4 mcg
Vitamina B10,06 mg
Vitamina B20,07 mg
Vitamina B30,7 mg
Vitamina B60,29 mg
Vitamina C10 mg
Folatos14 mcg
Potássio430 mg
Magnésio28 mg
Cálcio8 mg
Ferro0,4 mg

Além de ser uma fruta saborosa e barata, a banana oferece uma série de benefícios para a saúde, que talvez você nem imagine. Veja abaixo alguns deles!

15 benefícios da saúda para a sua saúde

A banana é uma excelente fonte de várias vitaminas e minerais essenciais, como vitamina C, vitamina B6, potássio e fibras alimentares. O potássio, em particular, desempenha um papel fundamental na regulação da pressão arterial e na saúde do coração.

1. Melhora a digestão

Com sua rica concentração de fibras, a banana ajuda a regular o sistema digestivo. Ela pode aliviar problemas como constipação e promover movimentos intestinais regulares.

2. Impulsiona a energia

Se você precisa de um impulso de energia antes de um treino ou ao longo do dia, a banana é a escolha ideal. A combinação de carboidratos complexos, vitaminas e minerais fornece energia sustentável.

3. Melhora o humor

Por conter triptofano, um aminoácido que contribui para a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar, as bananas podem ajudar a melhorar o humor, reduzindo a ansiedade.

4. Auxilia na saúde cardiovascular

A banana é uma boa pedida para quem sofre com problemas do coração. Com baixo teor de gordura e sódio, mas rico em fibras e potássio, ela ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

5. Favorece a saúde cerebral

O potássio presente na banana não beneficia apenas o coração, mas também o cérebro. Ajuda a manter a função cerebral, melhorando o foco e a concentração.

6. Auxilia na regulação dos níveis de açúcar no sangue

Por ser rica em fibras, a banana é capaz de auxiliar no controle dos níveis de açúcar no sangue. Sendo assim, esta fruta é uma ótima opção para diabéticos.

7. Fortalece os ossos

A banana também é rica em cálcio e magnésio. Sendo assim, ela é capaz de contribuir para o fortalecimento dos ossos e prevenir a osteoporose.

8. Hidrata o corpo

Composta em grande parte por água, a banana também ajuda na hidratação do corpo, especialmente em climas quentes ou após atividades físicas.

9. Cuida da pele

A vitamina C presente nas bananas contribui para a produção de colágeno, auxiliando na saúde e elasticidade da pele.

10. Combate a inflamação

A banana contém compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo.

11. Auxilia na perda de peso

Devido ao seu teor de fibras e baixa densidade calórica, a banana pode ser uma aliada em programas de perda de peso.

12. Fortalece o Sistema Imunológico

As vitaminas e minerais presentes na banana ajudam a fortalecer o sistema imunológico, combatendo doenças e infecções.

13. Contribui par ao alívio do estresse

A banana contém vitamina B6, que desempenha um papel na regulação dos neurotransmissores associados ao estresse.

14. Promove a saúde do Sistema Nervoso

A banana fornece nutrientes essenciais para a saúde dos nervos e pode contribuir para a prevenção de doenças neurodegenerativas.

Como incluir a banana na sua dieta

Agora que você já conhece os principais benefícios da banana para a sua saúde, veja como você pode incluí-la na sua dieta. Mas, atenção, lembre-se sempre de se consultar com um nutricionista para saber se a sua dieta está equilibrada!

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Smoothie de banana

Muito fácil de fazer, esse smoothie de banana fica cremoso e leva poucos ingredientes. Perfeitos para dias quentes em que bater aquela vontade de comer um doce.

Atenção! Uma vez maduras, as bananas podem ser guardadas na geladeira por três a cinco dias. A casca provavelmente irá escurecer, mas a fruta ainda estará boa para ser consumida.