5 benefícios do leite que você não sabia

Descubra como o leite pode contribuir para a sua saúde e bem-estar.

5 benefícios do leite que você não sabia
O leite pode beneficiar a nossa saúde (Imagem: LumenSt/iStock)

Recentemente a Anvisa suspendeu a venda de leite e outros produtos da marca Natville, fabricados pela empresa Laticínios Santa Maria LTDA, devido à falta de higiene e de respeito aos padrões de qualidade e segurança. A decisão acabou causando medo em muitas pessoas, afinal, o leite é um alimento amplamente consumido em todo o mundo.

Mas você sabia que além de ser popular e usado em muitas receitas, o leite possui uma série de benefícios para a saúde? Além de ser uma fonte importante de nutrientes essenciais, o leite também pode proporcionar vantagens surpreendentes para o corpo e a mente. Veja alguns benefícios do leite que você talvez não conheça e descubra como essa bebida nutritiva pode melhorar sua saúde e bem-estar.

Benefícios do leite para a saúde

O leite é uma fonte rica em nutrientes como cálcio, proteínas, vitaminas B12 e D, fósforo, potássio e zinco.

1. Fortalecimento dos ossos

O leite é uma rica fonte de cálcio, mineral essencial para a saúde dos ossos. Ele auxilia na formação e manutenção dos ossos e dentes, prevenindo o desenvolvimento de osteoporose e fraturas.

2. Desenvolvimento muscular

As proteínas presentes no leite como a caseína e o soro do leite, são importantes para a construção e reparação dos tecidos musculares. Por isso, atletas e pessoas que desejam ganhar massa muscular frequentemente consomem leite.

3. Controle da pressão arterial

Estudos demonstraram que dietas ricas em laticínios, incluindo o leite, podem ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão. O leite é fonte de potássio, um mineral que ajuda no equilíbrio de fluidos no organismo e auxilia no controle da pressão arterial.

4. Saúde do coração

O consumo de leite e laticínios está associado a um menor risco de doenças cardiovasculares. Além do cálcio, o leite contém potássio e magnésio, nutrientes importantes para a saúde do coração.

5. Saúde dental

O leite contém cálcio e fósforo, nutrientes essenciais para a saúde dos dentes. O cálcio fortalece o esmalte dental, enquanto o fósforo auxilia na remineralização dos dentes, prevenindo cáries.

Beber leite faz mal?

É importante ressaltar que existem alguns casos em que o leite pode ter efeitos inflamatórios. Essas situações são específicas e não se aplicam a todos. Abaixo estão alguns casos em que o leite pode ser considerado inflamatório:

Intolerância à lactose: A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose, o açúcar encontrado no leite. Quando a lactose não é digerida adequadamente, pode causar sintomas como dor abdominal, inchaço, diarreia e gases.

  • Alergia às proteínas do leite: A alergia ao leite é uma reação do sistema imunológico a essas proteínas e pode causar sintomas como urticária, inchaço dos lábios e língua, dificuldade respiratória e até mesmo choque anafilático.
  • Sensibilidade às proteínas do leite: Os sintomas podem incluir dor abdominal, inchaço, diarreia, náuseas e fadiga. Embora a sensibilidade às proteínas do leite não seja uma alergia verdadeira, ela ainda pode desencadear uma resposta inflamatória em algumas pessoas.
  • Doenças autoimunes: Em pessoas com certas doenças autoimunes, como artrite reumatoide, lúpus ou doença inflamatória intestinal, o consumo de laticínios pode desencadear ou piorar a inflamação.
  • Acne: Alguns estudos sugerem que o consumo de laticínios, podem estar associados ao desenvolvimento ou agravamento da acne em algumas pessoas. Essa relação pode ser atribuída aos hormônios e componentes bioativos presentes no leite.

Como explicado acima, o leite pode sim fazer mal a algumas pessoas, no entanto essa não é uma regra. Muitos indivíduos podem se beneficiar do consumo de leite e produtos derivados. No entanto, se você suspeitar que o leite está causando inflamação ou sintomas negativos em seu corpo, procure orientação de um profissional de saúde especializado em nutrição para avaliar sua condição individual e determinar a melhor abordagem alimentar para você.