Chá de folha de mamão: saiba os benefícios e como fazer

O chá de folha de mamão tem feito um enorme sucesso e promete muitos benefícios. Veja o que uma especialista tem a dizer sobre a bebida.

Chá de folha de mamão: saiba os benefícios e como fazer

Que o mamão é uma fruta deliciosa e repleto de benefícios você provavelmente já sabe. Mas você sabia que as folhas do mamão também pode ser usadas para preparar um chá rico em nutrientes?


Você também pode gostar


De acordo com a nutróloga, Dra. Marcella Garcez (CRMPR12559/RQE16019), pesquisas preliminares indicaram a presença de compostos bioativos, como enzimas, polifenóis e flavonoides na folha de mamão, que podem oferecer diversos benefícios à saúde, tais como: prevenção do câncer, efeito anti-inflamatório e propriedades antioxidantes.

A nutróloga aponta ainda que há algumas evidências preliminares que sugerem que o chá de folha de mamão pode ter benefícios para a saúde do fígado e coração

Contudo, a especialista afirma que, apesar dos indícios de benefícios para a saúde e da popularidade do chá de mamão, ainda faltam evidências científicas mais robustas para confirmar seus benefícios.

A nutróloga esclarece também que a segurança do consumo a longo prazo do chá de folha de mamão não foi estabelecida. Sendo assim, é fundamental que caso você pense em fazer uso terapêutico do chá, discuta antes o assunto com um médico de confiança e faça acompanhamentos constantes.

Como fazer chá de folha de mamão

O chá feito com as folhas do mamão pode ser uma alternativa deliciosa de bebida. Veja a seguir como preparar essa delícia.

Ingredientes

  • 5 a 6 folhas frescas de mamão verde
  • 500 ml de água

Modo de preparo

1. Antes de preparar o chá, lave bem as folhas de mamão verde, retirando todas as impurezas. Em seguida, despeje a água em uma panela e deixe ferver.
2. Assim que a água estiver fervida, coloque as folhas e deixe ferver por aproximadamente 5 minutos.
3. Passo o tempo, desligue o fogo e deixe as folhas em infusão por mais 10 minutos. Em seguida, coe o chá e sirva-o.

Dica da nutri: caso queira adoçar o chá, use mel. Ele é uma alternativa mais saudável do que o açúcar refinado e mais saboroso também.

Aviso importante

Embora o chá de folha de mamão verde possa trazer benefícios para a saúde é importante tomar alguns cuidados, especialmente se fizer uso de algum medicamento.

O ideal é que pessoas que estejam usando algum remédio consultem-se com um profissional de saúde antes de consumir qualquer chá regularmente. Tomar esse cuidado é importante pois podem ocorrer interações medicamentosas.

Mulheres gestantes ou que estejam amamentando também devem evitar o consumo de chás sem a orientação de um profissional qualificado.

Embora alguns chás e infusões possam oferecer benefícios, é importante ressaltar que eles não devem ser vistos como substitutos de uma alimentação adequada e personalizada.

*Com informações de Terra.