Como praticar mais exercícios: 7 dicas valiosas que ninguém nunca te contou

Não importa qual seja o seu objetivo ou o que fez você começar a praticar exercícios, o importante é dar o primeiro passo!

Como praticar mais exercícios: 7 dicas valiosas que ninguém nunca te contou
A prática de exercício físico é muito importante para manter a saúde. (Imagem: klebercordeiro/iStock)

Você já pensou em iniciar uma rotina de exercícios físicos? Ou já começou e desistiu em algum momento? Pois é, a decisão de adotar um estilo de vida mais saudável, incluindo atividades físicas na rotina, pode ser uma tarefa desafiadora para aqueles que não gostam ou têm dificuldades em se exercitar.

Mesmo sabendo os benefícios da atividade física, manter a constância requer muita força de vontade e organização, mas sabemos que nem sempre isso é possível. Somos tomados pelo “vou começar amanhã” e a verdade é que não começamos nunca.

Os exercícios podem nos surpreender positivamente e aumentar a nossa energia, fortalecer todas as partes do corpo e ser um aliado para aqueles que querem viver mais, melhor e com mais qualidade de vida. Se você quer ter uma vida mais saudável, mas não sabe como começar, reunimos alguns benefícios e dicas valiosas que irão orientá-lo a dar os primeiros passos rumo a uma vida mais ativa e balanceada.

Benefícios dos exercícios físicos

São inúmeros os benefícios que os exercícios físicos podem proporcionar para o corpo e a mente, por isso, devem estar inclusos na nossa rotina diária. Confira alguns deles:

Além disso, as vantagens não são só físicas, mas também psicológicas, como a redução do estresse, melhora do sono, melhora do humor e nos ajudam a manter a motivação para lidar com todas as áreas da vida com leveza e prazer.

Agora que você já sabe os benefícios que os exercícios físicos trazem para o seu bem-estar, confira 7 dicas que vão ajudar a deixar a preguiça de lado e iniciar uma rotina de exercícios!

1.Defina seus objetivos

Antes de começar, é importante estabelecer metas claras e realistas que ajudarão você a se manter focado e motivado com o passar das semanas. Os objetivos podem variar desde perder peso ou melhorar a saúde cardiovascular.

2. Faça uma avaliação médica e procure um especialista em saúde

Antes de iniciar, é essencial consultar um profissional de saúde, como um médico ou um educador físico. Eles podem avaliar sua condição física, indicar quais exercícios são mais adequados para você e fornecer orientações específicas para evitar futuros problemas de saúde. Com um acompanhamento profissional, você terá muito mais segurança para começar a praticar esportes ou outras atividades físicas.

3. Escolha uma atividade que você goste

Para você se manter motivado, é preciso que você realize exercícios que te façam bem. Experimente atividades mais leves, como caminhada, corrida, dança, até encontrar algo que te traga satisfação e ritmo para continuar ao longo do tempo.

4. Defina uma rotina e se planeje

Criar uma rotina de exercícios é uma ótima maneira de garantir consistência e evitar desistências. Escolha os dias e horários em que você pode se dedicar às atividades físicas e comprometa-se a cumpri-los. Lembre-se de que pequenos passos diários são melhores do que nada.

5. Comece aos poucos

Você não precisa dar tudo de si na primeira semana. Comece fazendo as atividades por cerca de 2 a 3 vezes na semana, para depois ir aumentando a frequência de acordo com a sua adaptação e evolução. No mínimo 30 minutos por dia, é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com isso, você perceberá uma melhora significativa na sua disposição diária.

6. Alinhe a alimentação com as atividades físicas

Sem dúvidas, a combinação mais poderosa para manter um estilo de vida equilibrado é a alimentação e os exercícios físicos, já que, quando alinhados, potencializam os resultados e promovem um bem-estar ainda maior para a saúde. Hidrate-se, consuma os nutrientes adequados e alimente-se antes e depois dos treinos que não terá erro. Se possível, conte com uma orientação profissional de um nutricionista.

7. Descanse!

O descanso faz parte do processo e é essencial para evitar lesões, permitir a recuperação física e melhorar o desempenho, pois dá o tempo necessário do organismo se preparar para uma nova carga de atividades, além de ajudar na saúde mental.