Descubra os 12 melhores alimentos com poder curativo e transforme sua saúde

Alguns alimentos podem ser poderosos aliados quando o assunto é saúde. Conheça 12 deles para incluir na sua dieta.

Descubra os 12 melhores alimentos com poder curativo e transforme sua saúde

Você já se perguntou como seria sentir-se mais forte, saudável e energizado todos os dias? Pois é exatamente isso que você pode conquistar ao incluir em sua dieta os alimentos certos!

Para ajudá-lo nessa tarefa, selecionamos os 12 melhores alimentos com poder curativo para você incorporar em sua alimentação e transformar a sua saúde. São alimentos simples, mas incrivelmente poderosos, capazes de fortalecer o seu sistema imunológico, prevenir doenças e aumentar a sua vitalidade.

Então, vamos lá! Conheça agora mesmo cada um desses alimentos e comece a transformar a sua saúde!

12 alimentos com poder curativo

1. Aspargo para pressão alta

Aspargo

O aspargo contém a asparagina, que é um diurético natural que ajuda o corpo a eliminar o excesso de líquido e sal, o que é bom para pessoas com pressão alta. Além disso, as vitaminas do complexo B presentes no aspargo auxiliam no combate à depressão e ao declínio cognitivo. Entretanto, se você tem gota, evite o aspargo, pois ele contém purinas, o que pode provocar ataques dolorosos.

2. Chá para infecções

Chá bom para saúde - Imagem: Yasin Ozturk/istock

A L-Teanina, substância contida no chá, aumenta em até 50 vezes o número de células T gama-delta, que são células imunes do sangue que atuam na defesa do organismo contra infecções. Mas, atenção, se você tomar chá com uma refeição rica em ferro, pode reduzir em mais de 80% a absorção desse mineral. Sendo assim, opte por tomar chás entre as refeições ou acrescente limão para minimizar o efeito.

3. Carne de porco para mais energia

carne de porco - Imagem: Dio5050/istock

A carne de porco é uma excelente fonte de tiamina, uma vitamina do complexo B que é importante para a conversão de carboidratos em energia para o corpo e para o cérebro. Além disso, a tiamina é fundamental para o funcionamento do coração, dos músculos e do sistema nervoso. Já o zinco presente na carne de porco ajuda a fortalecer o sistema imunológico, construir proteínas e cicatrizar feridas.

4. Cebola para combater alguns tipos de câncer

Cebola - Imagem: ehaurylik/istock

De acordco com um estudo realizado pelo Instituto Federal do Maranhão, a cebola contém compostos importantes que podem ajudar na prevenção do câncer de esôfago, estômago e cólon. Além disso, a cebola oferece diversos outros benefícios para a saúde, ajudando a prevenir outras doenças, infecções e até mesmo o infarto do miocárdio.

5. Queijo para a saúde bucal

queijos para benefícios da saúde - Imagem: ehaurylik/istock

A gordura presente naturalmente na maioria dos queijos é capaz de recobrir os dentes, atuando como uma barreira natural contra bactérias. Além disso, o queijo contém a proteína caseína, que oferece proteção natural aos dentes. No entanto, é importante destacar que os queijos envelhecidos, como roquefort e camembert, podem provocar enxaquecas em algumas pessoas.

6. Limão para prevenção de cálculos renais e fortalecimento de veias e capilares

O limão é uma fruta que oferece diversos benefícios para a saúde. O ácido cítrico presente no limão ajuda a evitar alguns tipos de cálculo renal, reduzindo a excreção de cálcio pela urina. Já a casca do limão é rica em rutina, um composto que fortalece a parede de veias e capilares, potencialmente diminuindo a dor e a gravidade das veias varicosas.

7. Damasco para os olhos

O damasco é uma fruta seca que contém uma quantidade significativa de betacaroteno, o que ajuda a prevenir doenças oculares como a catarata e a degeneração macular relacionada à idade. Além disso, ele é rico em ferro e potássio, nutrientes essenciais para o bom funcionamento dos nervos e músculos. Incorporar damasco na dieta pode fornecer vários benefícios à saúde, veja aqui alguns deles.

8. Banana para combater a depressão e ansiedade

A banana contém uma boa quantidade de vitamina B6, que ajuda o cérebro a produzir serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade e bem-estar. Para se ter uma ideia, uma única banana média contém 30% da ingestão diária recomendada de vitamina B6. Além disso, a banana contém triptofano, que ajuda a aliviar a depressão e a ansiedade.

9. Mostarda para ossos bons

A mostarda é uma fonte de fósforo e manganês, nutrientes importantes para a saúde dos ossos e dentes. Além disso, a mostarda também contém selênio, que ajuda a prevenir o câncer e as doenças cardíacas.

10. Farelo de trigo para prevenir a diverticulite

O consumo de farelo de trigo, alimento rico em fibras, pode ajudar na prevenção da diverticulite, inflamação que ocorre na parede do cólon. No entanto, o ácido fítico presente no farelo cru pode inibir a absorção de minerais importantes, como cálcio, ferro, zinco e outros sais minerais importantes.

11. Mamão para evitar a artrite

O mamão é uma fonte rica de vitamina C, um antioxidante que ajuda a proteger o corpo contra doenças e inflamações. Um mamão de tamanho médio fornece mais do dobro da dose diária recomendada de vitamina C.

Um estudo com mais de 20 mil participantes mostrou que as pessoas que consumiam mais vitamina C tinham menos chances de desenvolver artrite reumatoide do que aquelas que consumiam menos. Incorporar mamão na alimentação pode trazer vários benefícios à saúde.

12. Beterraba para um cérebro melhor

A beterraba é rica em óxido nítrico, um composto que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para o corpo e o cérebro, reduzindo o risco de doenças como Alzheimer e demência vascular. No entanto, as folhas da beterraba são ricas em oxalato, um composto que pode contribuir para a formação de cálculos renais. Sendo assim, é sempre bom evitar excessos.