Saiba por que você deve consultar um nutricionista e um personal trainer antes de fazer exercícios

Ter um acompanhamento profissional é essencial para evitar problemas maiores

Saiba por que você deve consultar um nutricionista e um personal trainer antes de fazer exercícios

No último domingo (25), um jovem de apenas 25 anos morreu após participar de uma maratona surpresa na empresa na qual trabalhava, a Xgrow Tecnologia. De acordo com familiares, Bruno Teixeira era jovem, sempre foi saudável e nunca havia apresentado problemas cardíacos. Sendo assim, fica a pergunta: o que fez com que o rapaz sofresse uma parada cardíaca?

A resposta para a pergunta acima é mais simples do que parece: falta de treino e de acompanhamento especializado.

"Estudos comprovam que, para uma prova intensa ser saudável e eficiente para o participante, é essencial ter preparo físico adequado. Se preparar fisicamente com treinos específicos, antes de realizar uma atividade de alto impacto como uma maratona é fundamental", esclarece a nutricionista, Drª Márcia França.

Outro ponto destacado pela nutricionista é a importância dos cuidados com a alimentação. "Também é necessária uma alimentação ajustada. O corpo aumenta suas necessidades nutricionais para dar conta e se recuperar do esforço físico, além de preparar os músculos em resposta aos treinos", explica a profissional.

"Maratonistas que estão se preparando para fazer uma boa prova, sejam profissionais ou amadores, precisam de quantidades ajustadas de nutrientes. Por exemplo, é essencial carboidratos para aumentar a energia, proteínas para ajudar na recuperação dos músculos e uma hidratação adequada com fluidos suficientes", ensina a nutricionista.

Como Bruno Teixeira apenas soube que iria correr 42 km na hora da maratona, o jovem não teve o tempo necessário para se preparar para a carga que esse tipo de atividade exige do nosso corpo. Para piorar, o jovem não passou por baterias de exames para saber se estava apto a participar de tal atividade.

O caso de Bruno demonstra a importância de ter um acompanhamento profissional qualificado antes e durante qualquer atividade física. Sendo assim, se você pensa em realizar alguma atividade física, seja para emagrecer ou para se desafiar, não esqueça de se consultar com um nutricionista e um educador físico. Somente assim você terá a garantia de que a sua dieta e seu preparo físico irão atender às necessidades do seu corpo.