Dieta celíaca: descubra quais são os alimentos proibidos e permitidos

Atualmente já existem diversas opções para quem sofre da doença ou possui intolerância ao glúten.

Dieta celíaca: descubra quais são os alimentos proibidos e permitidos

A doença celíaca, apesar de pouco discutida, afeta cerca de 1% a 2% da população mundial, segundo informações do Ministério da Saúde.

Condição autoimune causada pela reação do sistema imunológico a ingestão de glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio, a doença causa causar sérios danos no revestimento do intestino delgado, oferecendo complicações e dificultando a absorção de nutrientes.

Para quem sofre da doença, a adoção de uma alimentação equilibrada é essencial para favorecer a redução dos sintomas e ajudar a proteger o intestino delgado, órgão mais afetado pela inflamação. Por isso, a única forma de se prevenir é simples: retirar da dieta alimentos que possuem glúten, o principal responsável.

No entanto, antes de iniciar qualquer mudança na alimentação, é preciso informar-se sobre quais alimentos não podem ser consumidos, assim como a quantidade de alimentos saudáveis e nutritivos que pode ser ingerida.

A seguir, vamos explorar os alimentos permitidos e proibidos na dieta sem glúten, oferecendo uma orientação para os celíacos que vão precisar às compras.

Alimentos que devem ser evitados

São todos aqueles que contêm glúten na composição, como:

  • Trigo: todos os produtos feitos com trigo, como pão, massas, bolos, biscoitos e cereais.
  • Cevada e Centeio: produtos que contenham cevada e centeio, como cerveja, uísque e alguns tipos de pães.
  • Aveia: a aveia é frequentemente contaminada com glúten durante o processamento, portanto, apenas a aveia certificada como sem glúten é segura para consumo.
  • Alimentos processados: molhos, sopas instantâneas, almôndegas prontas, batata frita congelada e sucos em pó.

Mas, atenção! É sempre importante ler cuidadosamente o rótulo dos alimentos, que devem indicar se contêm glúten ou se têm a informação "não contém glúten".

Alimentos permitidos

Apesar das restrições, existem alimentos que podem ser consumidos com segurança e incorporados na dieta do celíaco, são eles:

  • Frutas e vegetais: todas as frutas frescas e vegetais são naturalmente livres de glúten e devem ser consumidos regularmente para obter vitaminas e minerais essenciais.
  • Proteínas: carnes magras, aves, peixes, ovos e tofu são opções seguras para celíacos, desde que não sejam marinadas ou empanadas com ingredientes que contenham glúten.
  • Leguminosas: feijões, lentilhas e grão-de-bico são excelentes fontes de proteína vegetal que podem ser incorporadas em uma dieta sem glúten
  • Grãos sem glúten: arroz, milho, quinoa e aveia certificada sem glúten são boas fontes de carboidratos para incluir na dieta.
  • Laticínios: leite, queijo, iogurte e manteiga são permitidos, desde que não contenham aditivos.

Sugestões de receitas sem glúten saudáveis e saborosas

Com planejamento e criatividade, é possível desfrutar de uma alimentação deliciosa e nutritiva, livre de glúten. E para quem é celíaco, ou apenas segue uma dieta sem glúten, preparamos 4 receitas fáceis e saborosas que você pode incluir no seu dia a dia.

1 - Pão fácil sem glúten e lactose

Com sua massa leve e fofinha, este pão sem glúten e sem lactose é uma ótima opção para celíacos e intolerantes.

2 - Nhoque de espinafre sem glúten

Que tal variar o cardápio com esse delicioso nhoque de espinafre sem glúten? Feito com farinha multiuso, este prato combina perfeitamente com um molho vermelho e queijo.

3 - Coxinha sem glúten

Perfeita para as comemorações de aniversário dos celíacos, esta coxinha com massa feita de batata e empanada com farinha de rosca sem glúten, é preparada em apenas 60 minutos!

4 - Pavê de ninho com morango sem glúten

A sobremesa perfeita para o almoço em família, o pavê de leite ninho com morango leva biscoitos sem glúten e fica pronto em apenas 30 minutos.

Lembrando que você deve procurar um nutricionista para que ele possa indicar a prescrição e montar o plano alimentar ideal para você.