Chá de folha de mamão combate a dengue? Especialista responde

Infectologista revela a verdade sobre vídeos virais que afirmam que o chá de folha de mamão combate a dengue e faz alerta.

Chá de folha de mamão combate a dengue? Especialista responde

Recentemente viralizou nas redes sociais uma solução curiosa para combater a dengue: o chá de folha de mamão. Você provavelmente já deve ter se deparado com um dos vários vídeos que circulam nas redes sociais em que pessoas afirmam que o uso do chá deve ser usado no tratamento de casos de dengue para elevar o nível de plaquetas a ponto de prevenir forma mais grave da doença.

Em um vídeo, um homem recomenda o extrato de mamão como uma maneira natural de combater a doença sem efeitos colaterais. Já em outro vídeo que viralizou na internet, uma mulher diz: “Isso [chá de folha de mamão] salva vidas, isso faz toda a diferença. Se você está com as plaquetas baixas ou se tem alguém na sua família com as plaquetas baixas, faz chá de folha de mamão”.

Mas essa informação é falsa e perigosa. Fica com a gente que vamos explicar!


Você pode gostar de


De acordo com o médico infectologista Marcos Junqueira Lago, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em entrevista ao G1, o conteúdo que vem sendo propagado é um desserviço e destacou que há uma distorção de alguns estudos.

Segundo o especialista, há de fato alguns estudos que investigam o uso do extrato da folha de mamão, de forma concentrada, na possível elevação do nível de plaquetas. No entanto, o infectologista esclarece que isso não é suficiente para evitar a forma mais grave da doença.

“É falso, é fake dizer que essa substância vai proteger pessoas com dengue de terem quadros graves de plaqueta baixa. Não existe evidência de que esse extrato ou o chá possa proteger de ter dengue hemorrágica e plaqueta baixas”, afirmou Marcos Junqueira Lago.

O que diz o Ministério da Saúde sobre a dengue?

O Ministério da Saúde, em sua página oficial dedicada a informações sobre a dengue, ressalta a importância de ficarmos atentos para evitar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, evitando assim a proliferação da doença, e afirma que não existe tratamento específico para a doença e que a melhora do quadro requer reposição adequada de líquidos.

Ainda segundo a pasta, não é recomendado que pessoas com suspeita de dengue se automediquem. O ideal é procurar um médico para receber o devido diagnóstico e tratamento. Para saber mais sobre o que fazer em caso de suspeita de dengue veja a matéria completa no site Seleções.

É comum que em momentos de desespero as pessoas sejam mais facilmente persuadidas a aderir tratamentos milagrosos sem evidência, tomando decisões que podem prejudicar sua saúde. Sendo assim, sempre desconfie de publicações que não forneçam link ou referência para as informações citadas. Para obter informações confiáveis, fique atento aos comunicados das autoridades, como a OMS e o Ministério da Saúde, além de consultar a mídia profissional.